Transparência e Ética

Política de Qualidade

A Pura Construtora, especializada em obras de edificações e empreendimentos imobiliários, através do comprometimento da alta direção, colaboradores e contratados, busca:

  • Respeitar os compromissos assumidos, visando a satisfação das partes interessadas;
  • Executar obras, pautadas no atendimento dos requisitos aplicáveis;
  • Promover o desenvolvimento de nossos colaboradores;
  • Manter e melhorar continuamente o sistema de gestão da qualidade implantado, com o atendimento das metas estabelecidas;
  • Promover a sustentabilidade em seus canteiros de obras.

Código de Ética e Conduta

Gestão de Riscos e Compliance: Teixeira e Marques Advogados

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O comportamento e o relacionamento da Pura Construtora com todos os seus clientes, colaboradores, parceiros e investidores, seguem as diretrizes do Código de Conduta. Entendemos que para continuar a crescer nos dias de hoje, é necessário estarmos preparados para os novos desafios, cada vez mais engajados e cientes da nossa responsabilidade, credibilidade, qualidade, sustentabilidade e comprometimento perante todos. 

Nosso “Código de ética e Conduta” é um documento que formaliza as normas que direcionam as ações da Pura Construtora em todos os níveis hierárquicos da empresa, além de incluir orientações sobre como agir em caso de conflitos de interesse, sigilo de informações, hierarquias e práticas não permitidas como corrupção. Todos os colaboradores da Pura Construtora são apresentados ao Código de Conduta durante o período de integração. 

O documento também aborda o tratamento dos ativos intangíveis e proteção patrimonial, incluindo o capital organizacional, humano, a informação e a reputação.

Programa de Integridade

Programa de integridade, combate à corrupção e prevenção à lavagem de dinheiro

Canal de Ética: etica@grupopura.com.br

Gestão de Riscos e Compliance: Teixeira e Marques Advogados

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1 – INTRODUÇÃO:

Com o objetivo de fortalecer os conceitos de seu Código de Conduta e reafirmar o compromisso com as boas práticas comerciais, a PURA possui um Programa de Combate à Corrupção, que tem, entre as suas ferramentas, este Manual.
Em consonância com a Lei 12.846, conhecida como Lei Anticorrupção, que entrou em vigor em 29 de janeiro de 2014, o conteúdo apresentado neste Manual tem a finalidade de esclarecer quais são as práticas que devem ser totalmente evitadas no ambiente de
suas obras e escritório administrativo, na sociedade e nas relações diretas e/ou indiretas com as entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras.
Destina-se à toda a administração, colaboradores, fornecedores, clientes ou prestadores de serviços.
Serve, portanto, o presente para apresentar, de forma rápida e objetiva, as normas e fundamentos da legislação, bem como ainda a indicação de ações preventivas que podem ser adotadas pelas empresas e dirigentes, com o intuito de evitar a prática dos atos lesivos.

2 – HISTÓRICO:

Em 29 de janeiro de 2014, entrou em vigor a Lei 12.846, conhecida como Lei Anticorrupção, a qual estabelece punição a atos de corrupção contra a administração pública nacional e estrangeira. A adoção da Lei Anticorrupção foi motivada pela necessidade de atendimento aos compromissos internacionais de combate à corrupção assumidos pelo Brasil com a ratificação da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (Decreto nº 5.687/2006), em 2003, no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU); com a Convenção Interamericana de Combate à Corrupção (Decreto nº 4.410/2002), em 1996, no âmbito da Organização dos Estados Americanos (OEA); e, com a Convenção sobre o Combate da Corrupção de Funcionários Públicos Estrangeiros em Transações Comerciais Internacionais (Decreto nº 3.678/2000), em 1997, no âmbito da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). 

3. DEFINIÇÕES: 

Para interpretar este documento, por favor, considere as definições abaixo: “Agentes públicos”: quem exerce função pública, de forma temporária ou permanente, com ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação, ou qualquer forma de investidura ou vincula, mandato, cargo, emprego, ou função pública. Equipara-se a agente público quem trabalha para empresa prestadora de serviço contratada para execução de atividade típica da Administração Pública. 

“Boa-fé”: comportamento sincero, honesto, com uma intenção genuinamente boa. Tratamento de modo leal e justo de tratar outras pessoas, assuntos, negócios, etc. 

“Brindes”: itens que não tem valor comercial, distribuídos por cortesia, ou publicidade, por ocasião de datas ou eventos comemorativos, que podem ou não, conter o logotipo da Companhia, suas marcas e produtos. 

“Corrupção”: efeito ou ato de corromper alguém ou algo, com a finalidade de obter vantagens em relação aos outros por meios considerados ilegais ou ilícitos. 

“Corrupção Ativa”: oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público, para influenciá-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício. 

“Corrupção Passiva”: solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem. 

“Doação” e/ou “contribuição”: transferência de bens, direitos, valores ou vantagens do patrimônio da Companhia para o de outra pessoa física ou jurídica. 

“Doação” e/ou “contribuição política”: qualquer doação ou contribuição à partido político, candidatos, comitês de campanhas e coligações. Empresas privadas: qualquer entidade ou organização de natureza privada. 

“Fraude”: ação ilícita e desonesta, caracterizada pela falsificação de produtos, documentos, marcas, etc., com o propósito de enganar outras pessoas para garantir benefício próprio ou de terceiros. 

“Funcionário público”: quem exerce função pública, de forma temporária ou permanente, com ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação, ou qualquer forma de investidura ou vincula, mandato, cargo, emprego, ou função pública. Equipara-se a funcionário público quem trabalha para empresa prestadora de serviço contratada para execução de atividade típicas da Administração Pública. 

“Hospitalidade”: estrutura e serviços que tem em sua essência atender demandas turísticas, de lazer e de eventos, como por exemplo, pousadas, hotéis, restaurantes e centro de convenções. 

“Entretenimento”: qualquer ação com o objetivo de entreter, divertir ou distrair, como por exemplo, peças, shows, festivais, sessões de cinema e jogos; 

“Lavagem de dinheiro”: processo pelo qual alguém oculta ou disfarça a existência de uma fonte de renda ilegal para fazê-la parecer legítima. 

“Natureza filantrópica”: pessoa jurídica, sem fins lucrativos, que tenha como finalidade a prestação de serviços nas áreas de assistência social, saúde, educação, esporte, cultura, ciência e lazer. 

“Patrocínio”: transferência de valores com uma contrapartida do beneficiário, em caráter definitivo, ou disponibilização de bens móveis ou imóveis da Companhia, sem transferência de propriedade, destinados para projetos desportivos e culturais ou para a realização de eventos, tais como conferências, congressos ou feiras, com o objetivo de disseminação da marca e publicidade. 

“Presentes”: itens com valor comercial, que podem ou não se referir ao logo tipo da Companhia, suas marcas e produtos. 

“Propina”: pagamentos feitos em troca de um favor relacionado a um negócio ou uma vantagem, tanto na esfera pública quanto privada. 

“Suborno”: uma das formas de se praticar a corrupção. Prática de prometer, oferecer ou pagar a uma autoridade, governante ou agente público benefício de qualquer espécie com finalidade de obter vantagem indevida. 

“Terrorismo”: uso de violência, física ou psicológica, através de ataques localizados a partes ou instalações de um governo ou de uma sociedade, de modo a inspirar medo, pânico e, assim, obter efeitos psicológicos que ultrapassem largamente o círculo das vítimas, como o resto da população do território. ,

4 – POR QUE UM MANUAL DE POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO SE JÁ HÁ UM CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA? 

Para fortalecer ainda mais os compromissos por nós assumidos no Código de Ética e Conduta PURA, foi elaborado este Manual, o qual tem por finalidade esclarecer os procedimentos anticorrupção praticados pela PURA, bem como estabelecer padrões comportamentais em casos que envolvam, aparentem ou caracterizem qualquer tipo de corrupção contra a administração pública ou estrangeira. 

É de responsabilidade de todos, sem qualquer exceção, conhecer e aplicar os conceitos e a legislação em vigor, em qualquer local nos quais a PURA possua suas obras, escritórios ou em que faça negócios. A PURA reitera que não tolera e não tolerará qualquer forma de corrupção direta ou indireta, ativa ou passiva, como o aceite ou oferecimento de suborno, por parte de seus sócios, acionistas, dirigentes, funcionários, colaboradores, clientes ou prestadores de serviço. 

Em caso de desvio e prática de ato ilícito, a PURA se compromete a investigar e aplicar todas as punições cabíveis. 

5 – CONCEITOS: 

Corrupção: se trata de oferecer, prometer, dar, aceitar ou solicitar vantagem indevida (de qualquer natureza) a agente público nacional ou estrangeiro. Dentre as várias formas de corrupção, podemos citar: 

  1. o pagamento de propinas para um cliente depois de assinado o contrato; 
  2. os subornos realizados como forma de induzir uma tomada de decisão que seja ilegal, anti-ética ou uma quebra de confiança por deixar de agir; 
  3. o pagamento de facilitações, normalmente de valor não expressivo feito para garantir ou acelerar o desempenho de uma rotina ou a ação necessária a que o pagador tenha direito, legalmente ou não; 
  4. as doações beneficentes, os patrocínios, as viagens e as despesas promocionais, embora sejam atividades legítimas, devem ser observados os limites impostos pela legislação aplicável e pelo Código de Ética e Conduta. 

Este Manual trata especificamente de corrupção ou ato lesivo envolvendo órgãos públicos, mas o conceito se aplica à corrupção envolvendo qualquer entidade, seja pública ou privada. A distinção se faz por conta das disposições da lei promulgada, que faz referência específica a órgãos e a funcionários públicos, brasileiros ou estrangeiros. Práticas que podem ser caracterizadas como corrupção: Atos dirigidos a entidades governamentais, sindicatos, partidos, políticos, funcionários públicos e de autarquias de empresas nacionais e estrangeiras, incluindo-se a(o) esposa(o), o(s) filhos(s) dos funcionários e demais parentes por consanguinidade e por afinidade: 

  • Dar, prometer ou oferecer propina; 
  • Dar, prometer ou oferecer brindes, presentes, gratificações, ajuda de custo, exceto os institucionais e que estejam em conformidade com o estipulado no Código de Ética e Conduta, como cadernos, calendários etc.; 
  • Pagar, prometer ou oferecer viagens, hospedagens, passagens aéreas etc.; 
  • Prometer, oferecer ou pagar despesas com entretenimento, tais como jogos esportivos, shows, peças de teatro etc. 

Em caso de surgirem dúvidas, antes da tomada de qualquer decisão ou ação que possa vir a, de qualquer forma, ser caracterizada como corrupção, a diretoria e departamento jurídico da PURA deve ser imediatamente notificada e apontar a conduta a ser adotada. Reforçamos que todos os colaboradores da PURA, diretores ou indiretos, não têm autorização para adotar qualquer comportamento que contrarie nem o disposto no Código de Ética e Conduta e nem no Manual de Política Anticorrupção da PURA, independente do cargo que ocupe e/ou das funções que desempenhe no Âmbito da empresas. 

Condutas (comissivas ou omissivas) que possam comprometer a imagem e a credibilidade da empresa não serão toleradas pela PURA que, ainda, ressalta ser responsabilidade de todos aqueles que com ela se relacionem o auxílio no processo de disseminação das regras e conceitos trazidos neste Manual. 

Atos Lesivos: são todos aqueles atos, lesivos à administração pública, nacional ou estrangeira, que atentam contra o patrimônio público brasileiro ou estrangeiro, contra os princípios da administração pública ou contra os acordos e/ou compromissos assumidos pelo Brasil. Compreendem, dentre outros: 

  1. comprovadamente, financiar, custear, patrocinar ou de qualquer modo subvencionar a prática dos atos previstos nesta Lei; 
  2. comprovadamente, utilizar-se de interposta pessoa física ou jurídica para ocultar ou dissimular seus reais interesses ou a identidade dos beneficiários dos atos praticados; 
  3. no tocante a licitações e contratos: frustrar ou fraudar, mediante ajuste, combinação ou qualquer outro expediente, o caráter competitivo de procedimento licitatório público; impedir, perturbar ou fraudar a realização de qualquer ato de procedimento licitatório público; afastar ou procurar afastar licitante, por meio de fraude ou oferecimento de vantagem de qualquer tipo; fraudar licitação pública ou contrato dela decorrente; criar, de modo fraudulenta ou irregular, pessoa jurídica para participar de licitação pública ou celebrar contrato administrativo; obter vantagem ou benefício indevido, de modo fraudulento, de modificações ou prorrogações de contratos celebrados com a administração pública, sem autorização em lei, no ato convocatório da licitação pública ou nos respectivos instrumentos contratuais; ou manipular ou fraudar o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos celebrados com a administração pública; dificultar atividade de investigação ou fiscalização de órgãos, entidades ou agentes públicos, ou intervir em sua atuação, inclusive no âmbito das agências reguladoras e dos órgãos de fiscalização do sistema financeiro nacional. 

Agente Público: é todo aquele que presta qualquer tipo de serviço ao Estado, “que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades mencionadas no artigo anterior”. (Lei nº 8.429/92 – Lei de Improbidade Administrativa). Trata-se, pois, de um gênero do qual são espécies o servidor público, o empregado público, o terceirizado e o contratado por tempo determinado, tais como: Funcionários de empresas estatais como o Banco Central, a Secretaria da Receita Federal, o INSS, Consulados, Cartórios etc.; Políticos e candidatos a cargos políticos; Funcionários dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e de órgãos fiscalizadores como a ANATEL, a ANEEL, o IBAMA etc., incluindo os órgãos estrangeiros; Prestadores de serviços que atuam em órgãos públicos. 

6 – DOAÇÕES E PATROCÍNIOS: 

As doações devem obedecer aos critérios, procedimentos e aprovações, em conformidade com o disposto no Código de Ética e Conduta da PURA e com as legislações vigentes, orientações dos normativos e com o posicionamento e valores da organização. Não são permitidas doações de qualquer tipo que tenham por objetivo a obtenção de vantagens indevidas à PURA ou a qualquer de seus colaboradores, fornecedores ou terceiros a ela relacionados. 

Sempre que houver dúvidas, devem ser encaminhados para análise da área de Riscos e Compliance para auxiliar na tomada de decisões. É necessário ter muita cautela, de modo a: Evitar doações em espécie; Realizar doações a órgãos públicos, tais como, mas não se limitando a, hospitais, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e escolas somente após análise e aprovação do Departamento Jurídico e da Diretoria, e desde que estejam em consonância com as normas internas da PURA; Não realizar quaisquer doações com finalidade que não a de atender aos interesses das comunidades em que a PURA atua e, em hipótese alguma devem ser realizadas diretamente a qualquer pessoa física, sob pena de serem tomadas as medidas disciplinares e judiciais cabíveis. A PURA não apenas não realiza como não autoriza que sejam realizadas doações e contribuições a partidos políticos, em observância à legislação aplicável. 

CONTRIBUIÇÕES E/OU DOAÇÕES POLÍTICAS: 

  • Não são permitidas doações politicas de qualquer natureza, de forma direta ou através de terceiros, seja para partidos políticos, candidatos, comitês de campanhas, coligações ou pessoas físicas ou jurídicas relacionadas a estes. 
  • Respeitamos a participação dos nossos integrantes em atividades politicas, desde que sejam feitas em caráter pessoal, fora do expediente de trabalho e observando as diretrizes do Código de Conduta da Companhia e a legislação vigente. 
  • A Companhia não reembolsará, em hipótese alguma, qualquer doação ou contribuição política feita por seus integrantes. 
  • A solicitação de licença, ainda que não remunerada, de integrantes da empresa para desempenhar atividades relacionadas à campanha eleitoral deverá ser previamente aprovada pela área de gestão de Riscos e Compliance e pela Diretoria responsável. 

CONTRIBUIÇÕES E/OU DOAÇÕES FILANTRÓPICAS: 

  • Contribuições e/ ou doações de natureza filantrópica ou de caridade deverão ser destinadas a um projeto ou ação específica, dentro dos interesses da Companhia. 
  • Estas contribuições e/ ou doações somente poderão ser feitas mediante prévia aprovação da área de Gestão de Riscos e Compliance. 
  • Não são permitidas contribuições e/ ou doações a pessoas físicas ou a entidades ligadas a partidos políticos ou funcionários públicos. 
  • Detalhes sobre o projeto, a ação e sobre a entidade deverão ser fornecidos à área de Festão de Riscos e Compliance para que possa efetuar a sua análise e posterior aprovação. 
  • A doação ou contribuição fica sujeita ao preenchimento do Termo de Doação obrigatório anexo à esta Política. 
  • Contribuições filantrópicas não poderão ser condicionadas ou atreladas a qualquer forma de benefício ou vantagem indevida à empresa, seja por parte da entidade beneficiada ou qualquer terceiro. 
  • Os integrantes da empresa deverão assegurar documentação adequada a respeito da doação ou contribuição, incluindo recibos, termos de doação e documentação hábil que evidencie que a ação foi realizada, para que possa ser devidamente contabilizada e registrada de forma precisa nos livros e registros da Companhia. 
  • A área de Gestão de Riscos e Compliance da Companhia poderá́ realizar verificação da entidade para a qual foi realizada a doação, podendo incluir seus administradores. A entidade fica obrigada a prestar contas da aplicação dos bens ou recursos doados, respondendo aos questionamentos da área de Gestão de Riscos e Compliance, para que esta possa realizar sua análise sobre a adequada aplicação dos mesmos. 

PATROCÍNIOS:

  • O patrocínio deve ter como objetivo promover e intensificar o conhecimento da nossa marca e estreitar a comunicação com nossos clientes, fornecedores e sociedade. 
  • Não permitimos patrocínios que sejam oferecidos, prometidos ou concedidos com a finalidade de se obter vantagem indevida de qualquer pessoa, seja fornecedor, terceiro, etc. 
  • A área de Gestão de Riscos e Compliance, poderá realizar verificação da entidade para a qual ocorreu o patrocínio e de seus administradores. A instituição fica obrigada a prestar contas sobre a adequada aplicação dos recursos e responder aos questionamentos da área de Gestão de Riscos e Compliance. 

Penalidades: O descumprimento desta Política sujeitará o infrator a ações disciplinares, incluindo a rescisão contratual e/ou à aplicação de medidas disciplinares ou criminais, sem prejuízo de outras penalidades ou medidas cabíveis de acordo com a legislação em vigor.

7 – PRESENTES, BRINDES E HOSPITALIDADES: 

Em hipótese alguma a PURA autoriza seus colaboradores a oferecerem ou concederem benefícios ou vantagens (viagens, hospedagens, refeições, entretenimento etc.) a agentes públicos para influenciar suas decisões na obtenção do favorecimento próprio ou da PURA. Entendemos a relevância das boas relações comerciais e suas especificidades, em especial o relacionamento com agentes públicos e fornecedores ou terceiros privados, sendo que a oferta ou o recebimento de presentes, brindes e de entretenimento envolvendo agentes públicos ou empregados do setor privado deve ser tratado como exceção, e estar de acordo com a Política de Presentes, Brindes e Hospitalidades da PURA. 

Nossos integrantes devem atentar-se para que a oferta ou recebimento de brindes, presentes, hospitalidade e entretenimento ocorra de forma lícita e dentro da legislação vigente. A oferta ou recebimento de brindes, presentes, hospitalidade e entretenimento nunca deve ser feita com a intenção de se obter vantagem ou benefício pessoal. Não deve ocorrer periodicidade ou pessoalidade na entrega de brindes, presentes, hospitalidade e entretenimento. A escolha deve ser sempre pautada na ética e transparência, com atitudes consistentes com a prática local e com razoabilidade. 

Qualquer brinde, presente, hospitalidade e entretenimento que seja ofertado a aqueles a que se aplica esta política e que vá contra as diretrizes desta Política deve ser recusado e/ou devolvido. Em caso de impossibilidade da devolução, deve ser encaminhado para a Gerência de R.H. da Pura, para que seja sorteado entre todos os integrantes da empresa. 

Todo oferecimento e recebimento de brinde, presente, hospitalidade e entretenimento deve ser comunicado à área de Gestão de Riscos e Compliance para controle e nunca feito de maneira sigilosa. 

Registros contábeis relacionados a brinde, presente, hospitalidade e entretenimento devem ser feitos de forma transparente e da forma correta, seguindo as legislações aplicáveis, não sendo permitido, em hipótese alguma, o oferecimento ou recebimento de brinde, presente, hospitalidade e entretenimento em forma de dinheiro ou equivalente, como vales, vouchers ou cupons que representem quantias em dinheiro. O brinde, presente, hospitalidade e entretenimento não poderá ser solicitado, pedido ou demandado pelo beneficiário. 

O local do evento ou hospitalidade deverá ser apropriado e não poderá ser impróprio ou desrespeitoso. Locais restritos a público adulto são terminantemente proibidos. 

É proibida a comercialização interna ou externa de brinde, presente, hospitalidade e entretenimento devidamente analisado e aprovado pela área de gestão de Riscos e Compliance, em especial os que ultrapassarem o limite de valor estabelecido nesta Política e sorteados dentro da Companhia, não sendo permitido que nossos integrantes recebam brinde, presente, hospitalidade e entretenimento em suas residências. Na mesma linha, brinde, presente, hospitalidade e entretenimento oferecidos pela Companhia devem ser destinados ao endereço comercial da empresa ou órgão destinado e nunca à residência de alguém. É proibido o envio ou o recebimento de brindes, presentes, hospitalidades ou entretenimentos para agentes públicos de qualquer valor. Casos específicos e relacionados com eventos ou campanhas da Companhia, devem ser encaminhados para análise da área de Riscos e Compliance. Brindes, presentes, hospitalidade e entretenimento não podem ser dados ou recebidos como privilégios ou como vantagem, já que podem ser considerados como suborno. 

8- PRINCIPAIS AÇÕES SÃO ADOTADAS PELA EMPRESA PARA EVITAR A PRÁTICA DE ATO QUE POSSA VIR A SER INTERPRETADO COMO CORRUPÇÃO: 

A PURA divulga a todos os seus colaboradores diretos e indiretos este Manual, além de seu Código de Ética e Conduta e de suas políticas internas, em consonância à legislação vigente e que expressam os valores defendidos e praticados pela empresa, bem como não aceita despesas de colaboradores ou terceiros que possam ser enquadradas como atos de corrupção. Neste mesmo sentido, a PURA não registra documentos relacionados a despesas que possam vir a ser enquadradas como atos de corrupção, além de monitorar e fiscalizar o atendimento ao Manual de Política Anticorrupção por todos aqueles que estejam envolvidos com o desempenho das atividades do negócio. Ainda neste sentido, a PURA preza pela boa-fé e transparência contratuais, e incluiu cláusula anticorrupção em todos os contratos que venha a celebrar com outras empresas e que tenham por objetos a contratação de serviços, compra de equipamentos ou qualquer outro produto, devem incluir uma cláusula contra corrupção e atos lesivos contra a administração pública nacional e estrangeira. 

A PURA não aceita documentos de natureza diversa das de gastos incorridos e relacionados exclusivamente a trabalho, não autoriza a realização de gastos ou eventos com funcionários públicos, além daqueles previstos e permitidos pelo Código de Ética e Conduta, pautada com fornecedores e terceiros em critérios éticos e na aplicação das práticas de boa governança corporativa. 

9 – Política Anticorrupção, de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Combate ao Financiamento do Terrorismo: 

A PURA estabelece diretrizes e procedimentos claros, relacionadas ao combate à corrupção, à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo e assegurar que todos os integrantes da Companhia e aqueles que atuam em nome dela entendam e ajam em conformidade com as legislações aplicáveis. 

Nossa política aplica-se a todas as áreas e a todos os integrantes da Pura, do estagiário aos Sócios Proprietários, temporários ou não, bem como todas as empresas controladas, integral ou parcialmente, todos os terceiros e contratados que ajam em nosso nome, além dos membros da sua diretoria, eventuais conselheiros e Diretoria. Elencamos a seguir, nossas diretrizes Anticorrupção, de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Combate ao Financiamento do Terrorismo: 

  • A Pura condena veemente todo tipo e atos de corrupção, seja relacionada a lavagem de dinheiro, suborno, fraude, pagamentos de facilitação ou de propina; ativa ou passiva; direta ou indireta. Agimos com ética, transparência, boa-fé e seguimos todas as legislações relacionadas com o tema anticorrupção; 
  • Esperamos o mesmo comprometimento de qualquer pessoa que se relacione ou atue em nome da Pura, seja com a própria empresa ou, ainda, com a sociedade como um todo; 
  • Com isso, fica proibido a qualquer integrante da Pura ou outra entidade em nome dela, a oferecer, prometer, conceder, autorizar ou dar, direta ou indiretamente, qualquer pagamento, vantagem indevida ou semelhante a outra pessoa de direito público, agente público ou a terceira pessoa a ele relacionada com a intenção de influenciar ou induzi-los à execução de uma atividade ou função; e/ou obter ou reter negócios ou vantagens com empresas publicas, agentes públicos, direta ou indiretamente; 
  • É também proibido solicitar, aceitar ou receber, direta ou indiretamente, qualquer promessa ou pagamento para si próprio ou pessoa, publica ou privada, em troca da execução ou omissão de qualquer ato no exercício de suas funções. Condenamos, ainda, o oferecimento ou pagamento de facilitação para acelerar ou favorecer a análise e obtenções de licenças, autorizações e permissões para a Companhia; 
  • Caso qualquer pedido, solicitação, demanda ou exigência, venha a ser realizado, seja diretamente pelo agente público, ou indiretamente através de qualquer terceiro ou intermediário deve-se rejeitá-lo imediatamente e de forma inequívoca; 
  • Ao recusar um pedido dessa natureza, podemos mencionar o nosso Código de Conduta e esta Política; 
  • A Pura deve manter seus livros e registros contábeis de modo a refletir corretamente todas as transações realizadas e preparar as demonstrações financeiras de acordo com os princípios e normas contábeis; 
  • É proibida a ocultação ou disfarce da fonte dos recursos em nossas transações. Essa prática é considerada lavagem de dinheiro e é crime. Proibimos operações secretas, não registradas em nome da sua Companhia ou de suas controladas e não refletidas nas demonstrações financeiras; 
  • É proibida a utilização indevida dos produtos e serviços por nós oferecidos para a prática de financiamento do terrorismo, de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores, tomando as providências necessárias, para a mitigação de tais riscos; 
  • Da mesma maneira, é proibida a manutenção e desenvolvimento de processos que possam configurar indícios da prática de financiamento do terrorismo ou de lavagem de dinheiro ou ocultação de bens, direitos e valores; 
  • Todos os nossos integrantes e qualquer outra pessoa ou entidade agindo para ou em nosso nome são responsáveis pela integridade das informações, relatórios e registros sob seu controle e não devem nunca fazer uma declaração falsa ou enganosa em um registro da Companhia ou a qualquer pessoa, incluindo auditores internos ou externos, a respeito de atividades financeiras da Companhia e sobre atividades de negócio diversos; 
  • Atentamos especialmente ao cumprimento de nossas Políticas relacionadas ao tema, em especial a Política de Relacionamento com o Poder Público; a Política de Presentes, Brindes e Hospitalidade, e a Política de Doações e Patrocínios, no que tange aos agentes públicos; 
  • Incentivamos a comunicação pelo nosso Canal de Ética ou através da área de Gestão de Riscos e Compliance qualquer violação às diretrizes aqui expostas; 
  • A apuração de um relato relacionado a esta Política será feito de forma sigilosa e independente apenas pela área de Gestão de Riscos e Compliance, com reporte imediato ao Comitê de Auditoria.

 10 – DISPOSIÇÕES FINAIS: 

É responsabilidade de cada integrante assegurar o cumprimento dos termos dispostos nesta Política. Os líderes têm o dever de ser o exemplo e disseminar o conteúdo aqui exposto. 

Incentivamos a comunicação de qualquer prática que possa representar violação desta Política, em especial fraudes e corrupção, ou ainda atos que não estejam em conformidade com a legislação atual. As denúncias podem ser realizadas ao Canal de Ética disponibilizado pela Pura, ou pela Gestão de Riscos e Compliance, por telefone, website, ou e-mail, e de forma anônima. 

A área de gestão de Riscos e Compliance e/ou o Comitê de Conduta comprometem-se a apurar os relatos recebidos com independência, cautela e responsabilidade, de maneira justa e imparcial, utilizando todos os meios disponíveis, a fim de tomar medidas disciplinares e/ou legais cabíveis ao caso, quando necessário. 

É de responsabilidade de todos o conhecimento, cumprimento e a disseminação desta Política. Qualquer violação às diretrizes aqui contidas, resultará em medidas disciplinares como: advertências, suspensões, ou ainda a rescisão do contrato de trabalho, de prestação de serviços ou similar.

Política de Privacidade

Declaração de privacidade e tratamento de dados pessoais

Contato: lgpd@grupopura.com.br

DPO (Data Protection Officer): Teixeira e Marques Advogados

Para solicitação de tratamento dos dados pessoais, clique aqui.

1. OBJETIVO:

A Declaração de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais da Pura Construtora e Incorporadora Eireli, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 11.269.799/0001-32, com sede na Rua Maranhão, 2.700, no município de Americana, estado de São Paulo, e Pura Empreendimentos e Participações Ltda, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 42.529.351/0001- 34, com sede na Rua Maranhão, 2.704, no município de Americana, estado de São Paulo, tem o propósito de apresentar a você, de forma clara, as diretrizes que observamos para garantir a sua privacidade e a proteção dos seus Dados Pessoais, os quais tratamos no escopo de nossos serviços e em nossa Plataforma, bem como explicar quais são seus direitos e como você pode exercê-los. Não se esqueça, é condição para a utilização das funcionalidades exclusivas da Plataforma que você tenha lido, compreendido e que esteja ciente das regras estabelecidas nesta Declaração, assim, caso continue a navegação, entendemos que você se declarará ciente. 

Caso você possua menos de 18 (dezoito) anos de idade, por favor, não efetue seu registro na Plataforma ou preencha quaisquer formulários que exijam Dados Pessoais, lembre-se que suas atividades devem ser supervisionadas por um adulto e seus interesses representados ou assistidos por seu representante legal.

2. DEFINIÇÕES:

Para interpretar este documento, por favor, considere as definições abaixo: 

“Anonimização”: processo utilizando os meios técnicos razoáveis e disponíveis na ocasião do Tratamento, para garantir que não seja possível associá-los, direta ou indireta, a uma pessoa natural; 

“Cloud Computing” e “Computação em Nuvem”: tecnologia de virtualização de serviços construída a partir da interligação de mais de um servidor, por meio de uma rede de informação comum (como a Internet), que tem por objetivo reduzir custos e aumentar a disponibilidade dos serviços sustentados; 

“Cookies”: pequenos arquivos enviados pela Plataforma, salvos nos seus dispositivos, que armazenam as preferências e poucas outras informações, com a finalidade de personalizar sua navegação de acordo com o seu perfil; 

“Dados”: qualquer informação inserida, tratada ou transmitida através da Plataforma; 

“Dados Pessoais”: dados relacionados a pessoa natural identificada ou identificável; 

“Dados Pessoais Sensíveis”: quaisquer Dados sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dados referentes à saúde ou à vida sexual, dados genéticos ou biométricos, quando vinculados a uma pessoa física; 

“Decisões Automatizadas”: decisões que afetam o usuário e que foram programadas para funcionar automaticamente, sem a necessidade de uma operação humana, com base em Tratamento automatizado de dados pessoais. 

“Declaração de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais” ou “Declaração”: é este documento; 

“Encarregado”, “Data Protection Officer” ou “DPO”: a pessoa que o Grupo Pura e Pura Construtora e Incorporadora indicam para atuar como canal de comunicação entre o controlador, os titulares dos Dados Pessoais e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados; 

“ID de Sessão”: identificação da sessão de usuários quando é efetuado o acesso à Plataforma; “IP” ou “Internet Protocol”: conjunto alfanumérico que identifica os dispositivos dos usuários na Internet; 

“Legislação”: toda a legislação que verse sobre privacidade e proteção de Dados Pessoais, especialmente a Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD). 

“Pixel Tag”: As Pixel Tags são normalmente imagens GIF transparentes de pixel único que são adicionadas a uma página da web. Mesmo que a etiqueta de pixel seja virtualmente invisível, ela ainda é exibida como qualquer outra imagem que você possa ver online “Plataforma”: qualquer site do Grupo Pura, em especial este site (https://www.puraconstrucao.com.br) ou o aplicativo disponibilizado pelas referidas; “Pura”, “Grupo Pura”, “Pura Construtora”, “Nós” e “nosso”: refere-se à Pura Construtora e Incorporadora Eireli, à Pura Empreendimentos e Participações Ltda ou suas Sociedades de Propósito Específico (SPE) detentoras e proprietárias legais de cada Empreendimento Imobiliário;

 “Sessions” ou “Sessões”: pequenos arquivos armazenados em nossos servidores, que se comunicam com Cookies salvos nos seus dispositivos, para validação de sua sessão de uso em nossa Plataforma; 

“Titular”: é você, a pessoa natural a quem os Dados pessoais se referem, que inclui, mas não se limitado, aos nossos colaboradores, clientes, possíveis clientes, parceiros e prestadores de serviços (englobando, inclusive, os corretores imobiliários). 

“Tratamento”: toda operação realizada com Dados Pessoais, tais como, mas não limitadas a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração.

3. SOBRE OS DADOS COLETADOS PELA PURA:

Podemos coletar seus Dados ou Dados Pessoais em diferentes oportunidades no contexto de nossas operações, dentre elas, destacamos, a ocasião de celebração de acordos comerciais com a Pura, sua integração com nossa Plataforma e eventuais visitas aos nossos stands de vendas. Além da própria Pura, seus Dados ou Dados Pessoais podem ser coletados ou recepcionados pelas Sociedades de Propósito Específico que são constituídas especialmente para cada empreendimento e compartilhados com a Pura para que sejam tratados na forma indicada nesta Declaração. Os Dados ou Dados Pessoais coletados em cada uma das ocasiões acima mencionadas são diferentes e servem para finalidades distintas, quais sejam: 

DADOS CADASTRAIS: São os dados coletados para atender as solicitações que você nos fizer, Identificar e autenticar você, cumprir as obrigações que decorrem dos serviços que prestamos, ampliar e aprofundar nosso relacionamento, mantendo você informado sobre novidades, funcionalidades, conteúdos, notícias e eventos que consideramos relevantes para você, enriquecer sua experiência com a Pura e promover nossos produtos e serviços, e ainda cumprir obrigações legais e regulatórias. Tais dados coletados podem incluir (mais não se limitam a estes): RG, CPF, CNH, E-mail, Data de nascimento, Gênero, Estado Civil, Profissão, Telefone e WhatsApp para Contato, Endereço Completo. 

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DIGITAL: São os dados coletados para Identificar e autenticar você, cumprir a obrigação de manutenção de registros estabelecida pelo Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/2014) e LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – Lei nº 13.709/2018), cumprir nossas obrigações legais e regulatórias da Pura, aprimorar a Plataforma, realizar análises estatísticas da Plataforma, conhecer melhor o perfil de nosso público e prevenir Fraudes e qualquer outro risco associado. Estas coletas poderão abranges (mais não se limitam a estes): Endereço IP e Porta Lógica de Origem, Dispositivo (versão do sistema operacional), Geolocalização, Registros de data e horário cada ação que você realizar e Telas acessadas, ID da Sessão e Cookies. 

LEMBRE-SE: Sempre que optar por compartilhar os Dados ou Dados Pessoais, você é integralmente responsável por fornecer à Pura informações completas e verdadeiras, bem como, por mantê-las atualizadas. A Pura pode se recusar a tratar Dados ou Dados Pessoais caso tenha alguma razão para acreditar que a ação pode acarretar infração da Legislação aplicável ou se constatado que você está utilizando a Plataforma para fins ilegais, ilícitos ou imorais. 

IMPORTANTE: Alguns serviços ofertados pela Pura dependem do Tratamento de Dados ou de Dados Pessoais, especialmente os Dados Cadastrais elencados na primeira tabela acima. Assim, caso você escolha não os compartilhar, é possível que fiquemos impossibilitados de prestar parte ou todos os serviços a você. A Pura utiliza, na Plataforma, Cookies, pixel tags, armazenamento local e/ou outros identificadores para diversas funções, que podem ser verificadas diretamente na Política de Cookies da Plataforma, disponível em https://www.puraconstrucao.com.br/DeclaracaoPrivacidade. 

Você pode gerenciar suas preferências de Cookies e outras tecnologias configurando seu navegador ou dispositivo, no entanto, é possível que determinadas configurações impactem no funcionamento de funcionalidades da Plataforma. Esclarecemos ainda que a Pura não toma nenhuma Decisão unicamente Automatizada que possa lhe impactar, bem como, que é proprietária e responsável pela base de Dados que é formata através dos processos de coleta, sendo que o uso, acesso e compartilhamento de Dados – quando necessário – é realizado dentro dos limites estabelecidos nesta Política e utilizando tecnologia que respeita, além dos termos deste documento, a legislação vigente.

4. SOBRE O COMPARTILHAMENTO DE DADOS E DADOS PESSOAIS:

É importante que você saiba que a Pura zela pela segurança de seus Dados, Dados Pessoais e das atividades registradas, e que somente os compartilha nas seguintes situações: 

  • (a) Quando necessário para desenvolvimento das atividades comerciais e dos serviços que prestamos através da Plataforma; 
  • (b) Com empresas parceiras, para fins estatísticos e de análises; 
  • (c) Com corretores de imóveis, quando estivermos tratando de compras com intermediação; 
  • (d) Com instituições financeiras, independente de solicitação específica; 
  • (e) Em caso de movimentações societárias entre as empresas Pura ou se suas Sociedades de Propósito Específico (SPE); 
  • (f) Na securitização de recebíveis; 
  • (g) com a administradora de condomínio que será responsável por gerenciar e administrar os empreendimentos; e 
  • (h) Com autoridades judicias, administrativas ou governamentais, quando houver determinação legal, requerimento, requisição ou ordem judicial. 

A Pura não compartilha seus Dados e/ou Dados Pessoais com incorporadoras, imobiliárias ou empresas que não integrem nosso grupo econômico ou que não sejam parceiras formalmente legalizadas. Assim, caso você seja contatado por qualquer terceiro que alegue ter obtido seus dados conosco, por favor, nos avise o mais breve possível através de um dos canais indicados no Item 9 abaixo. Sempre que o Tratamento de Informações for realizado para pesquisa de inteligência de mercado, divulgação à imprensa e/ou realização de propagandas, providenciaremos a respectiva Anonimização dos Dados Pessoais, para que desta forma, não seja possível sua identificação.

5. FORMA DE REGISTRO DAS ATIVIDADES REALIZADAS E DOS DADOS PESSOAIS:

Para coletar e realizar o Tratamento de seus Dados Pessoais, a Pura observa o disposto em lei, utiliza um ambiente seguro e controlado e os mantém em seus arquivos apenas pelos prazos de armazenamento legalmente permitido, conforme detalhado abaixo: 

  1. Dados Cadastrais: Armazenamento pelo prazo de 05 (cinco) anos após o término da relação (Artigos 12, 27 e 34 do Código de Defesa do Consumidor – Lei nº 8.078/90); 
  2. Dados de Identificação Digital: Armazenamento pelo prazo de 06 (seis) meses (Artigo 15 do Marco Civil da Internet – Lei nº 12.965/2014); 
  3. Outros Dados: Armazenamento enquanto durar a relação e não houver pedido do Titular para apagamento ou revogação do consentimento (Artigo 9, inciso II da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – Lei nº 13.709/2018) Os Dados e Dados Pessoais são armazenados em nossos servidores, localizados no Brasil e em ambientes ou em nuvem (cloud computing), o que pode acarretar na transferência ou processamento dos referidos fora do território brasileiro. 

É possível que seus Dados ou Dados Pessoais permaneçam em nossos registros por prazo maior do que o acima estabelecido quando a lei ou norma regulatória assim determinar ou ainda, para preservar os direitos da Pura, realização de auditorias, controle de fraudes e para fins de proteção de crédito. Em qualquer hipótese, seus Dados Pessoais que estiverem sob nosso controle serão eliminados quando expirada a finalidade de tratamento e não forem mais necessários para que a Pura cumpra obrigações legais ou quando você solicitar o descarte dos referidos (ressalvadas as hipóteses expressamente autorizadas em lei para manutenção).

6. MEDIDAS ADOTADAS PELA PURA:

Elencamos a seguir, algumas das medidas que a Pura adota para garantir a segurança de seus Dados e Dados Pessoais: 

  • Internamente, os Dados Pessoais coletados somente são acessados por profissionais devidamente autorizados, respeitando os princípios de proporcionalidade, necessidade e relevância para os objetivos do nosso negócio, além do compromisso de confidencialidade e preservação da sua privacidade nos termos desta Declaração; 
  • A Pura mantém uma Política de Proteção e Privacidade de Dados, divulgada em seus canais de comunicação internos e externos, site e materiais entregues a seus Investidores, em conformidade com a Legislação e aplicável a todas as áreas e integrantes do Grupo Pura, bem como a todos os integrantes de empresas controladas, integral ou em conjunto, terceiros e prestadores de serviços contratados que ajam em nosso nome, além de administradores (diretores, gerentes, gestores, membros da Administração e membros de empresas de Assessoramento) que tenham acesso as informações dos colaboradores, clientes (incluindo possíveis clientes), parceiros, prestadores de serviços (incluindo corretores) ou quaisquer outros dados pessoais coletados, processados e/ou guardados pela Pura. 
  • Caso empresas terceiras realizem atividades de Tratamento de Dados Pessoais em nome da Pura, elas ficam sujeitas a respeitar todas as condições estabelecidas nesta Política, bem como, normas de segurança da informação que estabelecemos.

7. SUGESTÕES PARA VOCÊ PROTEGER SEUS DADOS PESSOAIS:

Igualmente à Pura, sugerimos que você faça o possível para garantir a segurança e sigilo de seus Dados Pessoais. Sendo assim, recomendamos que: 

  • Fique atendo! Somente lhe enviamos e-mails através do domínio @puraconstrucao.com.br ou @grupopura.com.br; 
  •  Lembre-se que a Pura nunca enviará para você mensagens eletrônicas solicitando a confirmação de dados, com anexos que possam ser executados ou links para que você realize downloads; 
  • Sugerimos que não compartilhe informações de login e senha, isto porque além de violar os termos desta Declaração, você comprometerá a segurança de seus Dados Pessoais e da Plataforma; 
  • Garanta que encerrou sua sessão de navegação na Plataforma sempre que utilizar equipamentos compartilhados; 
  • A Pura possuí parceiros comerciais que eventualmente, podem ofertar serviços através de funcionalidades ou sites indicados na Plataforma. Caso você forneça quaisquer informações a tais parceiros, a responsabilidade pelo Tratamento das referidas é exclusiva do parceiro; e 
  • Caso ao acessar a Plataforma você seja conduzido, via link, para outros portais ou plataformas que possam coletar e/ou tratar seus Dados ou Dados Pessoais, verifique se há política de privacidade e de tratamento de dados disponível; você é integralmente responsável por aceitar ou rejeitar as condições ali expostas, sendo certo que a Pura não se responsabiliza por condições impostas por terceiros, conteúdo de seus websites ou serviços ofertados em ambientes que não sejam o da própria Pura.

8. SEUS DIREITOS COMO TITULAR:

A Pura quer que você não se esqueça que os Dados e os Dados Pessoais são seus e que a Legislação aplicável lhe garante uma série de direitos. Por isso, elencamos abaixo, os principais e garantimos que você pode exerce-los, através dos canais indicados no Item 9 abaixo: 

  • Você pode solicitar a correção de seus Dados que estejam incompletos, inexatos ou desatualizados; 
  • Você pode solicitar a Anonimização dos seus Dados Pessoais, para que eles não possam mais ser relacionados a você, o bloqueio dos seus Dados Pessoais, suspendendo temporariamente a possibilidade de Tratamento para certas finalidades, ou a eliminação dos seus Dados Pessoais; 
  • Você pode solicitar a confirmação sobre a existência de Tratamento e o acesso a seus Dados, inclusive por meio da solicitação de cópias de registros que temos sobre você; 
  • Você pode solicitar que nós forneçamos seus Dados em formato estruturado e interoperável visando sua transferência para um terceiro, respeitando nossa propriedade intelectual ou segredo de negócios; 
  • Você pode solicitar informações sobre terceiros com os quais compartilhamos seus Dados, limitando essa divulgação a informações que não violem nossa propriedade intelectual ou segredo de negócios. 
  • Você pode optar por retirar o consentimento para alguma finalidade que você tenha consentido. Essa revogação não afetará a legalidade de qualquer Tratamento realizado anteriormente. Se você retirar seu consentimento para finalidades fundamentais ao regular funcionamento dos nossos ambientes e serviços, estes poderão ficar indisponíveis para você; e 
  • Oposição: você poderá se opor ao Tratamento dos seus Dados, caso não concorde com alguma finalidade.

LEMBRE-SE: Para sua segurança, sempre que você apresentar uma requisição para exercícios dos seus direitos, nós poderemos solicitar informações complementares para comprovar sua identidade, buscando impedir fraudes. 

IMPORTANTE: Nós poderemos deixar de atender alguma requisição de exercício de direitos, caso o atendimento viole nossa propriedade intelectual ou segredo de negócios, bem como quando houver obrigação legal ou regulatória para retenção de Dados Pessoais. Além disso, podemos deixar de atender a sua requisição se precisarmos reter os Dados Pessoais para possibilitar nossa defesa ou de terceiros em disputas de qualquer natureza. A Pura se compromete a responder todas as requisições em um prazo razoável e sempre em conformidade com a Legislação aplicável.

9. DISPOSIÇÕES FINAIS:

Caso tenha alguma dúvida sobre as informações que constam nesta Política, você pode contatar diretamente o nosso DPO, Teixeira e Marques Advogados (https://www.puraconstrucao.com.br/formulario-de-tratamento-de-dados-pessoais). 

IMPORTANTE: Você reconhece que toda comunicação realizada por e-mail (aos endereços informados no seu cadastro), SMS, aplicativos de comunicação instantânea ou qualquer outra forma digital também são válidas, eficazes e suficiente para a divulgação de qualquer assunto que se refira aos seus Dados, Dados Pessoais, aos serviços prestados pela Pura, bem como, sobre os assuntos tratados nesta Política. Eventual nulidade de disposição da Declaração, caso alguma das disposições desta Declaração seja considerada inaplicável pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados ou Autoridade Judicial, não implicarão as demais condições, permanecendo em pleno vigor. Você fica ciente de que a Pura pode alterar o teor deste documento a qualquer momento. Desta forma, é sua obrigação verificar o teor da referida sempre que acessar a Plataforma. 

Sem prejuízo da obrigação acima mencionada, se necessário seu consentimento para alguma das atualizações, você será notificado pelos contatos indicados para as comunicações com a Pura. Esta Declaração deve ser interpretada segundo a Legislação brasileira, sendo eleito o foro do seu domicílio (desde que o referido esteja em território nacional) para dirimir qualquer controvérsia que envolva este documento, salvo determinação pela Legislação aplicável de competência pessoal, territorial ou funcional.

Solicitação de Tratamento de Dados Pessoais

Formulário de tratamento de dados pessoais conforme lei 13.709/2018 –
Lgpd

TERMOS DE PRIVACIDADE
Finalidade da guarda deste Formulário: Autorizo a Pura a fazer a guarda deste formulário e dos seus dados com objetivo exclusivo de pesquisar e retornar a(s) solicitação(ões) acima assinaladas.

Tratamento realizado com os dados deste formulário: Declaro que estou ciente que, além do registro da solicitação realizada, os dados e imagens deste formulário serão utilizados exclusivamente para subsídio de realização da pesquisa e tratamento de dados conforme previsto na Lei 13.709/2018, além de prover dados aos eventuais órgãos governamentais de controle.

Guarda das informações deste formulário: Declaro ainda que me foi informado que após a pesquisa realizada, os dados preenchidos neste formulário serão armazenados pela PURA com toda segurança pelo período de 1 (um) ano para caso a Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD), órgãos governamentais de controle e empresas controladoras dos dados pessoais dos quais solicitei a pesquisa (denominado na lei como ‘Controladores’) requisitem ciência sobre tal solicitação. Após este prazo, os dados serão anonimizados e utilizados para geração de estatísticas ou eliminados, nos termos da Lei.

Compartilhamento das informações deste formulário com terceiros: Os dados preenchidos poderão ser compartilhados apenas com a Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e órgãos governamentais de controle com a finalidade de atendimento a requisição legal.

Desde já, apenas para tal finalidade, autorizo o compartilhamento deste formulário e dos respectivos dados pessoais. Não haverá compartilhamento com nenhuma outra organização terceira.

Código de Ética e Conduta

Canal de ética pura construtora

Bem vindo ao Canal de Ética da Pura Construtora e Incorporadora. Este é um canal exclusivo para relatos, anônimos ou não, de qualquer ato supostamente ilícito ou eventual descumprimento do nosso CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA, de nosso PROGRAMA DE INEGRIDADE, COMBATE À CORRUPÇÃO E PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO, ou de qualquer processo interno ou da legislação vigente, que suspeite ou venha a ter conhecimento, como por exemplo, mas não se limitando a estes, fraude, desvios, conduta inadequada, assédios moral e sexual, corrupção, conflito de interesses, vazamento de dados e/ou informações, danos à comunidade, entre outros. IMPORTANTE: Estamos cientes e asseguramos a todos que ninguém poderá ser punido(a) ou retaliado(a) por informações fornecidas de boa-fé. Este Canal de Ética garante sigilo absoluto e a confidencialidade das informações disponibilizadas e suas tratativas serão realizadas de forma imparcial e transparente, pela área de Compliance e Gestão de Risco da Pura Construtora. 

Todos os relatos poderão ser realizados por meio do formulário abaixo ou pelo e-mail etica@grupopura.com.br

Você pode escolher a forma que achar mais adequada para realizar seu relato: